quinta-feira, 21 de outubro de 2010

PARAGUAI VENCE E ENCARA O BRASIL

Anápolis (GO) - O Paraguai é o último semifinalista do 6º Grand Prix, que está sendo disputado em Anápolis (GO). Nesta quinta-feira (21/10), no ginásio Newton de Faria, os sul-americanos derrotaram a República Tcheca por 7 a 2 e agora serão adversários do Brasil na próxima fase da competição.
O clássico sul-americano será nesta sexta-feira (22/10), às 19 horas, no ginásio Newton de Faria. Quem vencer, irá à decisão do Grand Prix contra o vencedor da semifinal entre Irã e Espanha, que se enfrentam às 16 horas.

Paraguai 7 X2 Rep. Theca
Por outro lado, os tchecos terão que se contentar com a disputa do nono até o décimo sexto lugar. Nesta sexta, às 12 horas, o time europeu enfrentará a Itália, também no Newton de Faria, para continuar na luta pelas posições intermediárias.
O Paraguai mostrou logo que queria a vaga na semifinal e, aos 48 segundos de jogo, abriu o placar com o fixo Yiyi. Os tchecos demoraram a reagir, e os paraguaios seguiram no controle da partida. No entanto, desperdiçaram chances de ampliar a vantagem.
Aos 16min49, o fixo Salas não perdeu a oportunidade e concretizou com força para ampliar o placar. Só que, aos 18min50, o ala Martin Dlouhý pegou rebote dentro da área e descontou, fechando o placar parcial em 2 a 1.
No segundo tempo, os tchecos voltaram melhor, mas tinham dificuldades de finalização. Aos 30min20, o fixo Havel conseguiu acertar chute rasteiro, aproveitando saída errada do goleiro Espinola, e empatou a partida.
Depois de levar o segundo gol, os paraguaios acordaram na partida e imprimiram um ritmo forte sobre os tchecos, que não resistiram à pressão adversária. Aos 32min30, o pivô Bogado marcou o terceiro e, aos 33min21, Yiyi fez o quarto. Sem alternativa, os europeus colocaram goleiro-linha para pressionar, mas ficaram vulneráveis e sofreram mais gols.
Aos 33min32, Cholo marcou o quinto do Paraguai e, aos 34min50, Rotella deixou o placar em 6 a 2. Depois, aos 35min19, Pitu fez o sétimo e encerrou a goleada. Autor de dois gols, Yiyi ressaltou a tranqüilidade da equipe ao sofrer o gol de empate. “Nosso time se cansou e permitiu a pressão deles. Mas, felizmente, temos jogadores experientes que nos ajudaram e marcamos os gols rapidamente que foram muito importantes”, analisou.
Fonte: CBFS
Por Joulle

Jovem vascaíno enxerga clássico no Engenhão como “chance da vida”

Diogo
Diogo foi escalado por PC Gusmão para ficar no banco de reservas no duelo com o Flamengo, no domingo
Bastaram apenas quatro jogos no juniores do Vasco na temporada 2010 para que o jovem lateral-esquerdo Diogo conseguisse uma chance no elenco profissional do clube. Com Carlinhos suspenso e, Ramon e Max, se recuperando de lesão, o técnico PC Gusmão optou por dar uma chance ao menino que nunca esteve diante do Flamengo.
No entanto, mesmo sem ter vivido a experiência de jogar um clássico tão importante como esse, o jogador sabe da seriedade que envolve a partida. Justamente por isso, que, para ele, o duelo além de ser uma oportunidade única, pode ser a chance que ele estava esperando para decolar no mundo da bola.
"Vivo um bom momento nos Juniores e acho que a oportunidade no profissional veio num momento certo. A responsabilidade de encarar o Flamengo é grande, mas é a chance da minha vida e se a oportunidade aparecer, prometo dar o meu máximo para dar conta do recado", disse ao site oficial do clube.
O encontro entre o Rubro-negro e o Gigante da Colina será no próximo domingo, dia 24 de outubro, às 18h30, no Engenhão. Atualmente, o time da Gávea aparece na 13ª posição, enquanto o Cruzmaltino figura na 11ª.
Fonte: Justiça Desportiva.
Por Joulle

Ceará rejeita alterar horário do duelo com São Paulo e quer 40 mil torcedores

O presidente do Ceará, Evandro Leitão, descartou trocar das 16h para as 18h30 (horário de Brasília) o duelo de domingo com o São Paulo, no Castelão, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. A solicitação foi feita pelo clube paulista, na CBF, por conta do forte calor na região Nordeste.
“Não há como mudar. Está muito em cima. Já começamos a vender os ingressos, que estão com o horário da partida, e isso traria prejuízo para nós”, declarou o mandatário da equipe alvinegra, segundo o site do jornal cearense O Povo.
Ceará X São Paulo
A assessoria de imprensa do São Paulo informou via Twitter que a CBF não atendeu ao pedido de alterar o horário do confronto.
A expectativa do Ceará é para um público de 40 mil pessoas no Castelão. A bola vai rolar a partir das 15h local, já que em Fortaleza não existe horário de verão. Os são-paulinos pediram para que o jogo fosse transferido para as 17h30 (18h30 em Brasília).
“O sol é para todos. Também vamos sentir com o calor. Mas não vamos aceitar a mudança do horário da partida. Vamos jogar na hora que está marcada”, completou Leitão.
Estão à disposição dos torcedores 32 mil ingressos, além dos bilhetes destinados aos sócio-torcedores. Por isso a ideia do Ceará é receber cerca de 40 mil pessoas no estádio.
Fonte: UOL Esporte
Por Joulle

BRASIL ATUA BEM E DERROTA A ITÁLIA POR 6 a 1.

Anápolis (GO) - O Brasil confirmou na noite desta quinta-feira (21/10) sua presença na semifinal do 6º Grand Prix de Futsal. Com uma boa atuação, sobretudo na primeira etapa, os brasileiros derrotaram a Itália por 6 a 1 no ginásio Newton de Faria, em Anápolis (GO), pelas quartas de final da competição.
Agora, os brasileiros esperam pelo vencedor do confronto entre Paraguai e República Tcheca, que se enfrentam na seqüência, para saber o adversário da semifinal, que será disputada nesta sexta-feira (22/10), às 19 horas, também no ginásio Newton de Faria.
Os italianos, por sua vez, estão fora da briga pelo título e jogam nesta sexta, às 12 horas, contra o perdedor do confronto entre paraguaios e tchecos. A partida, que também será no Newton de Faria, vale a definição das posições entre o nono e o décimo sexto lugar.
O jogo
O Brasil perdeu o ala Falcão, que não se recuperou de uma lesão e ficou fora da partida. Mesmo assim, o time pressionou no início e teve duas chances com o pivô Wilde antes dos três primeiros minutos. Na primeira, ele saiu de frente com o goleiro Mammarella, mas chutou para fora. Na segunda, novamente ele chegou livre e, dessa vez, o arqueiro adversário barrou o chute do brasileiro.
Os italianos responderam com o pivô Dos Santos, que recebeu passe preciso do fixo Lima e, na saída do goleiro Tiago, finalizou rasteiro. Com um leve toque o arqueiro do time amarelo desviou a trajetória da bola, que bateu na trave e voltou para a defesa tranqüila do brasileiro.
Melhor na partida, os brasileiros não demoraram a abrir o placar. Aos 8min22, o ala Fernandinho tentou passe e a bola bateu em um italiano, sobrando para o ala Ari, que entrou na área e tocou por cima do goleiro. Aos 10min54, o ala Gabriel fez o segundo depois de aproveitar falha da defesa azzurra, roubar a bola e chutar forte no ângulo.
Sem dar chances à Itália, o Brasil marcou o terceiro aos 16min04, novamente com Ari. Ele roubou a bola no meio da quadra, avançou e finalizou cruzado com força, fechando o placar parcial em 3 a 0.
Na segunda etapa, o Brasil administrou o resultado, mas os italianos forçaram para buscar o empate. Os brasileiros conseguiram levar a partida com tranqüilidade até os 33min03, quando o fixo Lima acertou voleio e diminuiu para a Azzurra. O gol encheu a Itália de esperança, mas, aos 36min24, o ala Vinícius marcou o quarto e, aos 38min38, o ala Rafael fez o quinto. Depois, aos 39min24, o fixo Carlinhos fechou a vitória por 6 a 1.
Depois do apito final, o técnico brasileiro Marcos Sorato comentou sobre a partida. “A gente conseguiu impor nosso jogo, principalmente no primeiro tempo, fizemos o placar e no segundo tempo, diminuímos um pouco o ritmo talvez já pensando no jogo de amanhã. Não deveria ser assim, mas temos que respeitar a condição física dos atletas”, afirmou.
Já o ítalo-brasileiro Lima, autor do gol italiano, admitiu a superioridade adversária. “O ritmo é muito alto e diferente de qualquer seleção. Mesmo a Espanha tem um ritmo mais lento. Contra o Brasil é muito difícil. Trocam todos os jogadores e o nível continua sempre o mesmo”, analisou.
Fonte: CBFS
Por Joulle

RÚSSIA NÃO ENCONTRA DIFICULDADE PARA GOLEAR CATAR

Rússia X Catar
Anápolis (GO) - Mesmo de fora das quartas-de-final do IV Grand Prix de Futsal, a seleção russa voltou a mostrar sua força. Diante do Catar, o representante europeu garantiu sua segunda vitória na competição internacional. Com a goleada por 9 a 2, os russos seguem na disputa pelo 9º lugar.
Superior tecnicamente, a Rússia foi melhor durante quase todo o confronto desta quinta-feira, 21 de outubro. Do outro lado, o Catar, acuado, tentou evitar a goleada no ginásio da UniEvangélica, o que não ocorreu.
Com gols de Pula (artilheiro do Mundial 2008), Chistopolov e dois do jovem fixo Andrey, o selecionado russo, comandado pelo técnico Sergey Skorovich, praticamente garantiu os três pontos antes mesmo do intervalo, quando fez 4 a 1 no marcador. Salman descontou para o time Árabe.
Em noite inspirada, o goleador do GP 2010 até o momento, Pula (sete gols), deixou sua marca mais duas vezes e ajudou os russos a vencerem pelo placar de 9 a 2. Ildar, Chistopolov e Andrey decretaram a goleada; Rodriguinho completou para o Catar.
Para o artilheiro isolado do campeonato, os gols são importantes, mas a vaga nas quartas era mais. “Trocaria todos os meus gols pela vaga nas quartas-de-final. Não é desmerecendo ninguém, mas eu deveria ter feito esses gols contra outras seleções”, disse Pula.
Fonte: CBFS
Por Joulle

VELOZ EM QUADRA, COSTA RICA VENCE HOLANDA

Costa Rica
Anápolis (GO) - A Costa Rica conquistou sua primeira vitória na sexta edição do Grand Prix de Futsal. Jogando na UniEvangélica diante do selecionado holandês, os costarriquenhos tiveram uma boa atuação e venceram pelo placar de 4 a 2. A partida foi disputada na noite desta quinta-feira, 21 de outubro.

A Costa Rica foi melhor durante boa parte do confronto. Ofensiva, a seleção da América Central pressionou e não demorou a chegar ao primeiro gol – Paniagua, aos dois minutos, marcou. Sem se abater, os holandeses logo empataram num chute forte de Makhoukhi – 1 a 1.
O duelo continuou lá e cá, com muitas chances de gols para ambos os times. Antes do intervalo, Paniagua, outra vez, marcou para os costarriquenhos. Logo em seguida, Allouch igualou o marcador novamente – 2 a 2, resultado do primeiro tempo.
Bem postado atrás, os comandados do técnico Carlos Quiroz não encontraram muitas dificuldades na etapa final, quando marcaram mais duas vezes e decretaram o triunfo por 4 a 2 com gols de Garro e Gonzáles.
Para Quiroz, a vitória ocorreu no momento certo. “Descansado, o nosso elenco provou que tem força. Tivemos um jogo muito difícil contra o Brasil. Na Costa Rica não somos profissionais, treinamos apenas duas vezes por semana e isso acaba dificultando. O que mudou dessa partida para as anteriores é que estamos recuperados fisicamente”, comentou o treinador.
Esta foi a primeira vitória da seleção da Costa Rica nesta edição da competição internacional. Agora, enquanto os holandeses irão disputar de 13º ao 16º lugares, os costarriquenhos continuam na briga pela 9ª posição.
Fonte: CBFS
Por Joulle

BRASIL ALCANÇA OBJETIVO MÍNIMO EM ROTERDÃ, MAS FICA FORA DAS FINAIS MASCULINAS

A seleção brasileira masculina de ginástica artística entrou no Mundial de Roterdã com um único e simples objetivo: ficar entre as 24 primeiras colocadas para garantir vaga na edição do ano que vem, no Japão, qualificatória para os Jogos Olímpicos de Londres-2012. Nesta terça-feira, o time alcançou sua meta. E parou por aí.
Sérgio Sasaki
Os brasileiros subiram ao tablado logo pela manhã, na sétima das 10 rotações das eliminatórias masculinas iniciadas ontem. E com uma participação mediana, terminaram com 338,817 pontos e o 15º lugar provisório. Em seguida, mais 13 equipes competiram, e a seleção se despediu apenas com o 19º lugar geral.
Antes de a competição começar, a expectativa da comissão técnica era ver o time na 15ª colocação, fato que não se confirmou. Pior do que isso, a equipe caiu quatro posições em relação ao último Mundial com disputas coletivas (Stuttgart-2007).
A liderança nas eliminatórias ficou com a China, e as outras sete equipes classificadas para a final foram China, Japão, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Alemanha, Rússia, Coreia do Sul e França. A Romênia decepcionou, terminando apenas na nona posição.
A difícil situação brasileira no Mundial de Roterdã deveu-se, sobretudo, às baixas que o time sofreu às vésperas do campeonato. Quatro atletas considerados titulares ficaram de fora do torneio por problemas físicos.
Mosiah Rodrigues
As ausências de Diego Hypolito e Victor Rosa foram particularmente sentidas no solo e no salto, aparelhos em que os brasileiros tiveram muitas dificuldades nesta terça-feira. Felipe Polato, novato convocado justamente por ser um especialista nestas duas provas, não deu conta do recado. Foi relativamente bem no salto (15,566 pontos), mas caiu no solo e somou apenas 11,966 pontos.
Já sem Arthur Zanetti, o time claramente ficou muito mais fraco nas argolas, em que apenas Danilo Nogueira e Sergio Sasaki passaram dos 14 pontos. Quarto colocado no Mundial do ano passado, Arthur era cotado para medalha na Holanda, mas uma cirurgia no ombro o tirou de combate.
Por fim, Sergio Eras fez falta na soma da equipe, já que o jovem ginasta é um dos generalistas da seleção, ou seja, faz todos os aparelhos.
Sem quatro de seus principais nomes, o time brasileiro se viu refém de boas apresentações de Sasaki e Mosiah Rodrigues. Mas os dois não conseguiram ajudar muito. O veterano foi mal no solo e nas argolas e regular nos demais aparelhos.
Danilo Nogueira
Já Sasaki, principal aposta da comissão para alcançar uma final, teve atuação apagada, provavelmente fruto da entorse no tornozelo sofrida durante o treino de pódio, na última sexta-feira. Francisco Barreto e Péricles da Silva completaram a equipe.
Desta maneira, o Brasil encerra sua participação masculina em Roterdã sem alcançar nenhuma final, mas com a classificação para o Mundial do ano que vem garantida, na esperança de que em 2011 o time possa entrar com força máxima para se classificar pela primeira vez para uma Olimpíada.
Entre as mulheres, o Brasil também não foi à final por equipes, terminando na 10ª colocação, mas Jade Barbosa avançou à decisão do salto e ela e Daniele Hypolito se classificaram para a final do individual geral.
Fonte: UOL Esportes
Por Joulle

CHINA CONFIRMA FAVORITISMO NO MASCULINO E FATURA 4º TÍTULO MUNDIAL CONSECUTIVO

Virou rotina. A China garantiu nesta quinta-feira o ouro da final masculina por equipes do Mundial de ginástica artística em Roterdã, Holanda. O triunfo desta tarde apenas deu sequência à supremacia chinesa na competição. Dos últimos nove Mundiais com disputas coletivas, o time asiático foi campeão em oito edições, sendo quatro delas consecutivas. Yibing Chen, Bo Lu, Zhe Feng, Haibin Teng, Mingyong Yan e Chenglong Zhang integraram o time vencedor.
Na decisão desta quinta, os chineses precisaram da tradicional paciência oriental para subirem ao lugar mais alto do pódio. A equipe começou a competição em um de seus piores aparelhos, o solo, e teve de partir da quinta posição, angariando lugares a cada nova rotação. A liderança veio apenas no quinto e penúltimo aparelho, as barras paralelas, mas a subida da equipe começou antes, com grandes apresentações nas argolas.
Embora tenha feito séries muito regulares ao longo de toda a disputa, com poucas falhas, a China teve o Japão em seu encalço durante toda a competição. As duas equipes chegaram à última bateria, na barra fixa, com apenas oito décimos de diferença. Os japoneses, porém, ficaram prejudicados com a queda de Kazuhito Tanaka no aparelho final. Os chineses mantiveram a regularidade e garantiram o ouro com 274,997 pontos, deixando a prata para os rivais com 273,769 pontos.
A Alemanha somou 271,252 pontos, assegurou o bronze e foi a grande surpresa do dia. Embora o resultado pareça normal, já que os alemães também ficaram em terceiro lugar no Mundial de Stuttgart-2007, os germânicos não levaram uma equipe tão forte para Roterdã. Basicamente três atletas lideraram o time, com destaque para Fabian Hambuechen, que recuperado de uma lesão no tornozelo, teve atuações destacadas nas paralelas e na barra fixa, arrancando muitos aplausos da Arena Ahoy.
Com o bronze alemão, os Estados Unidos ficaram mais uma vez fora do pódio. Apesar de Jonathan Horton ter feito boas séries, o time norte-americano ficou muito comprometido pelas atuações desastrosas de Dannel Leyva, Christopher Brooks e Christopher Camaron no cavalo com alças, logo o primeiro aparelho da equipe na final. A diferença de quatro pontos logo de cara para chineses e japoneses comprometeu as esperanças, e os Estados Unidos tiveram de se contentar com a quarta colocação.
França, Rússia, Grã-Bretanha e Coreia do Sul completaram a ordem dos finalistas nesta quinta-feira. A decisão ficou marcada por movimentos elaborados em todos os aparelhos, poucas quedas e um nível muito mais elevado do que o da final feminina de ontem, quando a Rússia garantiu o ouro porque falhou menos do que Estados Unidos e China.
O Mundial de Roterdã segue nesta sexta-feira com as finais de individual geral. Ao meio-dia (horário de Brasília) começa a disputa masculina. A prova feminina, com participação das brasileiras Daniele Hypolito e Jade Barbosa, vem logo em seguida, às 15h30. Ambas terão transmissão do Sportv.
Fonte: UOL Esportes
Por Joulle

NA PRORROGAÇÃO, IRÃ DERROTA ARGENTINA E CHEGA À SEMIFINAL

Irã pega Espanha na semifinal
Anápolis (GO) - O Irã precisou da prorrogação para alcançar a semifinal do 6º Grand Prix de Futsal, disputado em Anápolis (GO). Nesta quinta-feira (21/10), no ginásio Newton de Faria, os iranianos fizeram um confronto equilibrado contra a Argentina e, depois de um 0 a 0 no tempo normal, marcaram duas vezes na prorrogação e garantiram-se entre os quatro melhores da competição.
Agora, os iranianos esperam o confronto entre Portugal e Espanha para saber o adversário da semifinal, que será disputada no ginásio Newton de Faria nesta sexta-feira (22/10), às 16 horas. Já os argentinos agora disputarão os lugares intermediários do Grand Prix. Às 14 horas desta sexta, eles enfrentarão o perdedor do duelo ibérico pela disputa do nono até o décimo sexto lugar.
O confronto teve um primeiro tempo equilibrado. Cada um atacou ao seu estilo e criou chances, mas erros no último passe e boas defesas dos goleiros mantiveram o empate. Os iranianos, por exemplo, trocavam muitos passes e arriscavam muitos chutes. Já os argentinos exploravam a velocidade na ligação entre defesa e ataque, finalizando menos, mas com perigo. Ao todo, foram 21 finalizações dos asiáticos contra nove dos sul-americanos no período.
Não houve alteração do panorama do jogo no segundo tempo. Os iranianos continuaram arriscando chutes, mas o goleiro argentino Santiago Elias esteve seguro e fez boas defesas. Por outro lado, os portenhos também tiveram suas chances, especialmente em jogadas rápidas de contra-ataque. No entanto, Nazari também garantiu a invencibilidade do gol do time asiático.
Prorrogação
Por causa da boa atuação dos dois goleiros, nenhum dos dois times conseguiu marcar no tempo normal e a partida foi para a prorrogação, que começou com os iranianos pressionando. Aos 41min38, Santiago Elias foi vencido pela primeira vez na partida quando o ala Tayebi carregou a bola e chutou cruzado para abrir o placar para o time asiático.
Os argentinos, depois de sofrer o gol, foram ao ataque e, no início do segundo tempo da prorrogação, tiveram uma grande chance para marcar, mas o empate não passou das mãos de Nazari. Depois de jogada rápida, o fixo Corazza recebeu na linha da área e finalizou para o gol. Rápido, o goleiro iraniano ergueu a mão direita e fez a defesa, garantindo a vitória.
No restante do tempo, o jogo ficou frenético. A Argentina atacava em bloco, os iranianos tinham o contra-ataque, e o suspense crescia a cada jogada. Os iranianos perderem dois gols em erros de finalização de jogadores que estavam sozinhos com o gol. Já os argentinos seguiram esbarrando em Nazari. No fim, a dois segundos do encerramento, o ala Zahmatkesh roubou a bola e chutou para o gol vazio, decretando a vitória por 2 a 0.
Para Tayebi, o time iraniano teve força de vontade para superar a defesa argentina. "Sabíamos que seria um jogo muito difícil, porém não pensávamos que eles jogariam defensivamente toda a partida. Enaltecemos a garra e a luta dos atletas porque foi uma maratona de futsal”, disse.
Apesar da eliminação, o técnico argentino Fernando Larrañaga ressaltou a experiência adquirida no confronto. “Eles eram melhores, sobretudo fisicamente. Tentamos usar o goleiro-linha, mas não deu. Os garotos precisam jogar partidas como essa para agregar experiência para o futuro”, disse o técnico Larrañaga.
Fonte: CBFS
Por Joulle

NO CLÁSSICO AFRICANO, LÍBIA SUPERA ZÂMBIA NA UNIEVANGELICA

Jogo decidido nos minutos finais
Anápolis (GO) - Líbia e Zâmbia se enfrentaram na tarde desta quinta-feira, 21 de outubro, no ginásio da UniEvangélica. O jogo, válido pela disputa de 9º a 16º do IV Grand Prix de Futsal, foi equilibrado, com os dois selecionados se respeitando muito. No fim, superior taticamente, os líbios levaram a melhor e venceram pelo placar mínimo de 1 a 0.

O primeiro tempo foi morno, com poucas chances de gols para ambos os lados. Sem se arriscarem muito ao ataque, os representantes africanos priorizaram a marcação em quadra e não saíram do zero a zero antes do intervalo.
Em busca da vitória, as seleções de Zâmbia e Líbia se soltaram mais na segunda etapa, para delírio do bom público que compareceu ao ginásio para acompanhar a partida. Apesar da mudança de postura, as equipes continuaram encontrando dificuldades para balançar as redes.
Restando menos de cinco minutos para o apito final, a Líbia pressionou e garantiu a vitória apertada. Após bela troca de passes, o ala e camisa 10 Rahoma concluiu com categoria para assinalar o único tento do clássico africano.
Para o técnico Adriano Marsilli, de Zâmbia, falta experiência aos seus comandados. “Não vencemos por falta de experiência, principalmente em competições deste porte. De qualquer forma, eu estou muito feliz, de verdade, por nossa atuação hoje. Fizemos um bom jogo”, revelou.
Fonte: CBFS
Por Joulle