sexta-feira, 22 de outubro de 2010

ESPANHA MOSTRA FORÇA, DERROTA IRÃ E ESTA NA FINAL

Tempo Técnico da Espanha
Anápolis (GO) - A Espanha mostrou sua força. Nesta sexta-feira (22/10), a Fúria enfrentou o Irã no ginásio Newton de Faria, em Anápolis (GO), pela semifinal do 6ª Grand Prix de Futsal. Depois de estar perdendo por 3 a 1 ao final da primeira etapa, os espanhóis viraram, agüentaram a pressão adversária e, no fim, saíram com a vaga na final depois de vencer por 6 a 4.
Agora, para a decisão, os espanhóis esperam o adversário, que sairá do confronto entre Brasil e Paraguai, jogo que será realizado na seqüência. A grande final do Grand Prix será no próximo domingo (24/10), às 10 horas, no ginásio Newton de Faria.
Já os iranianos, que também tem méritos pela boa campanha e pela valentia demonstrada contra os espanhóis, lutarão pelo terceiro lugar da competição. A disputa pela medalha de bronze será contra o perdedor do confronto entre brasileiros e paraguaios e será realizada neste sábado (23/10), às 19 horas, também no Newton de Faria.
O jogo
A promessa de um bom jogo se concretizou logo no início. Com bom toque de bola, as duas equipes procuraram espaços nas defesas. Mais veloz no início, o Irã dominou os dez minutos iniciais e abriu dois gols de vantagem. Aos 6min37, o ala Moghadam recebeu bom passe de Tayebi e marcou o primeiro. Depois, aos 11min33, o pivô Daneshvar completou cruzamento e anotou o segundo.
Após sofrer o segundo gol, a Espanha se revelou. O técnico José Venancio López pediu tempo técnico e, ao voltar para a quadra, a Fúria era outra. Marcando melhor, os espanhóis empurraram os iranianos de volta para o campo de defesa e, aos 12min22, o pivô Lin diminuiu a vantagem.
O gol produziu reações diferentes. No Irã, os jogadores se sentiram ameaçados e recuaram. Na Espanha, o tento só animou a equipe, que aumentou a pressão e perdeu boas chances de empatar. Então, os iranianos aproveitaram e deram mais um golpe fatal antes do intervalo. Aos 19min24, Moghadam carregou a bola e finalizou rasteiro, no canto de Luis Amado, para fechar o placar parcial em 3 a 1.
Segundo tempo
No segundo tempo, a Espanha voltou disposta a empatar o mais rápido possível. Pressionando, o time ibérico marcava no campo de ataque e forçava a saída de bola iraniana. Aos 23min13, os europeus diminuíram quando o fixo Aicardo pegou chute de primeira e a bola passou por baixo de Nazari.
O gol só fortaleceu a Espanha, que não saiu do campo ofensivo. Aos 25min21, o pivô Álvaro, em lance parecido com o segundo tento espanhol, empatou a partida. Imediatamente, o técnico do Irã, Hossem Shams, solicitou tempo técnico para tentar mudar o rumo da partida.
Não deu certo. Os iranianos não conseguiram reagir, e os espanhóis, revigorados pelo empate e o melhor momento na partida, conseguiram a virada. Aos 28min41, Aicardo recebeu passe dentro da área, girou e finalizou rasteiro para colocar a Espanha na frente do placar pela primeira vez na partida.
Aos 36min27, Aicardo apareceu de novo ao marcar o quinto gol espanhol em belo voleio. No entanto, os iranianos ainda esboçaram uma reação com Taheri, aos 37min32. Só que, 27 segundos depois, Lin apareceu sem marcação na área e fez o sexto, fechando o placar em 6 a 4 a favor do time europeu.
Depois do jogo, Lin, autor de dois gols deu a receita para a virada espanhola. “"Ficamos concentrados durante a partida muito intensa, corrigimos os erros que tivemos e sobretudo a defesa foi importante porque pudemos pressionar lá na frente”, afirmou.
Fonte: CBFS
Por Joulle

PORTUGAL DERROTA ARGENTINA E ENFRENTA ITÁLIA PELO QUINTO LUGAR

Anápolis (GO) - Portugal e Argentina se enfrentaram nesta sexta-feira (22/10), no ginásio Newton de Faria, em Anápolis (GO), pela disputa das posições intermediárias do 6º Grand Prix de Futsal. Mais aplicados, os lusitanos derrotaram os portenhos por 2 a 1 e brigam agora pela quinta colocação do torneio. O adversário será a Itália, e ambos duelam neste sábado (23/10), às 17 horas, no mesmo local.
Derrotada, a Argentina decidirá o sétimo lugar do Grand Prix contra a República Checa. O confronto será neste sábado, às 15 horas, também no ginásio Newton de Faria, e encerrará a participação de ambos no campeonato.
Portugueses e argentinos entraram em quadra ainda sentindo as derrotas para Espanha e Irã, respectivamente, que eliminaram os dois times da briga pelo título. Por isso, o jogo começou em um ritmo lento, mas, aos poucos, os ataques começaram a surgir. No entanto, faltou pontaria dos dois lados, e o placar da primeira etapa foi mesmo 0 a 0.
Na segunda etapa, Argentina e Portugal voltaram mais animados, e o jogo melhorou. Mais concentrados, os europeus abriram vantagem em pouco mais de um minuto. Aos 25min25, o ala Cardinal fez o primeiro e, aos 26min51, o ala Joel Queirós anotou o segundo.
A desvantagem acordou os argentinos. O goleiro Santiago Elias, que já tinha feito boas defesas no jogo, resolveu ir ao ataque para ajudar na pressão em busca do empate. Aos 34min48, o ala Adán Gonzalez completou cruzamento e diminuiu a vantagem lusitana.
Animados com o gol, os argentinos continuaram no ataque. Santiago Elias liderou os portenhos, que arriscaram em chutes de longe e tentaram triangulações no ataque. No entanto, Portugal foi valente e segurou o resultado, garantindo lugar na disputa de quinto lugar contra os italianos.
O técnico de Portugal, Jorge Braz, ressaltou o que pesou dentro de campo para que os portugueses saíssem vencedores. “Acima de tudo inteligência, principalmente em termos posicionais. Abordar o jogo de forma inteligente, organizada, sabendo minimizar os pontos fortes da Argentina”, disse.
Santiago Elias, goleiro argentino, falou sobre as tentativas de ir ao ataque e sobre o esforço da equipe em tentar vencer. “Algumas vezes a equipe precisa atacar mais porque está perdendo, foi o que tentamos. Nós viemos de um desgaste forte de ontem. Fizemos o que pudemos”, Santiago Elias.
Fonte: CBFS
Por Joulle

SORATO LAMENTA LESÕES E DESTACA UNIÃO DO ELENCO

Anápolis (GO) - O técnico da seleção brasileira de futsal, Marcos Sorato, destacou na manhã desta sexta-feira, 22 de outubro, a união do elenco canarinho que segue em busca do hexacampeonato do Grand Prix, uma das principais competições da modalidade no mundo.
Marcos Sorato
“O ponto mais positivo do nosso grupo é a união. Os atletas que estão aqui querem vencer. A partida contra o Paraguai hoje certamente será mais complicada que a de ontem, contra os italianos”, revelou o técnico do Brasil.
Depois de golearem a Itália pelo placar de 6 a 1, os brasileiros enfrentam nesta sexta, as 19 horas, os paraguaios pela fase semifinal do GP 2010. O vencedor desse confronto terá pela frente Irã ou Espanha, que também disputam uma vaga na final.
Ainda de acordo com Sorato, o elenco brasileiro tem sofrido com as contusões. O desgaste físico também tem preocupado o comandante nacional, que não deverá contar com o ala Falcão diante dos paraguaios.
“Temos sofrido com as lesões. São muitos jogos num curto espaço de tempo. O Ciço vai pro jogo desta sexta, o Falcão depende do aval do Departamento Médico”, concluiu o treinador.
A seleção brasileira segue invicta e com 100% de aproveitamento na sexta edição da competição internacional. Em quatro jogos disputados, o time assinalou 25 gols e sofreu apenas quatro – defesa menos vazada do campeonato ao lado de Espanha e Paraguai.
Fonte: CBFS
Por Joulle